Esse é um costume importado dos casamentos americanos e europeus e somente a noiva utiliza essa peça, no dedo anelar esquerdo. Porém, durante a cerimônia de troca de alianças, esse anel passa a ser utilizado na mão direita e dá lugar à aliança.
Por ser algo ainda novo aqui no Brasil, muitas noivas, antes do casamento, utilizam o anel solitário juntamente com a aliança na mão direita e depois, no casamento, fazem somente a troca da aliança.
O que é anel de noivado solitário?
Além dessas diferenças, vale ressaltar que o anel solitário leva esse nome por não ser liso como as alianças, mas por ter uma pedra de destaque, de preferência o diamante. Ele também pode ser tanto dourado como prateado, ou até mesmo em ouro rosé, uma cor que está bem em alta.
E a aliança de compromisso: em qual mão deve ser utilizada?
O anel de compromisso ou anel de namoro é, geralmente, feito em prata, que, apesar de ser um material nobre, não é necessário um investimento inicial muito grande para obtê-lo, ao contrário das alianças de ouro do noivado.
E da mesma maneira que a aliança de noivado, ela deve ser utilizada na mão direita, pois assim como o noivado, o namoro ainda não é um compromisso eterno como o casamento.
Mas que, com o tempo e a dedicação necessária, podem se transformar em ouro e ir diretamente ao coração!
Contudo, apesar da tradição, é possível também utilizar uma aliança de noivado de prata e depois trocá-la pela de ouro, ou até mesmo ficar com a mesma para sempre. Alguns casais preferem algo mais exclusivo e escolhem modelos com materiais e cores diferenciadas.
Caso o seu perfil seja esse, indicamos o nosso parceiro Ouro Rosé, que possui em seu catálogo peças anéis e alianças de vários estilos. Com certeza alguma delas vai ser a sua escolhida, confira!