As Mitzvahs são mandamentos que o povo judeu recebe para que todos possam conviver em harmonia um com os outros e fazer o bem não somente para seus próximos, mas para a comunidade em geral.
Ao total, são 613 Mitzvots que, segundo a tradição, foram recebidos por Moisés no monte Sinai e até os dias de hoje eles devem ser seguidos.
Eles incluem atos como a prática do Shabat, o uso do Tefilin, ouvir os Sábios, transmitir o conhecimento da Torá, ser temente a Deus, as celebrações e festas judaicas, hebraico, além da prática de boas ações, como ajudar alguém que necessita, mesmo se a pessoa for desconhecida, realizar doações, fazer refeições para quem precisa, entre muitos outros.
Para se tornar um bom adulto, os jovens que terão o seu Bar Mitzvah ou Bat Mitzvah, precisam seguir esses mandamentos, não como uma maneira de se atingir uma meta, mas para que a sociedade seja justa, boa e com cidadãos educados. Ou seja, um bom lugar para se viver em comunidade!
Lembrando que, o estudo das Mitzvahs não se encerra no fim desse compromisso, mas é uma constante na vida de qualquer judeu que busca estar sempre ligado aos seus costumes e religião.
As tradições e rituais do Bat Mitzvah
Assim como os garotos, as jovens que vão fazer seu Bat Mitzvah precisam realizar alguns rituais, porém algumas comunidades mais ortodoxas podem não celebrar o Bat Mitzvah ou retirar algumas obrigações, como a leitura da Torá.
Em outras, a menina deve ler a Torá ou o Sidur assim como os meninos, têm sua refeição completa do dia e também podem participar do Minian, o quórum de 10 adultos que são necessários para que sejam realizadas algumas obrigações religiosas.
No Bat Mitzvah a jovem também caminha pela Sinagoga lendo a Torá e espalhando a palavra a todos, incentivando a transmissão de conhecimento e logo após o pai recita uma prece agradecendo a Deus por sua filha estar crescida e entrega à ela a responsabilidade pelos seus atos.
Além disso, o dia é de comemorações, festas com familiares, amigos e pessoas próximas, assim como em uma festa convencional. Por isso, muitas vezes o Bat Mitzvah ou o Bar Mitzvah é comemorado em uma segunda-feira ou quinta-feira próxima ao aniversário, já que no Shabat há restrições como não poder tirar fotografias e registrar esses momentos especiais.