O que devo pensar ao escolher meu cardápio de buffet para casamento?
Hoje em dia, os casamentos, assim como muitas outras festas, ficaram mais descontraídos e já não possuem tantas formalidades, como um jantar clássico e tradicional, com salada, entrada, prato principal e sobremesa. Porém, não quer dizer que essa opção ficou no passado, muitos casais ainda preferem apostar em algo mais simples e elegante para não errarem na escolha.
Outros ainda mesclam tipos de serviço, deixando o buffet muito mais variado e agradando os convidados com muitos sabores e pratos diferentes. Vocês já pensaram qual será a escolha para o Grande Dia? O que querem no seu cardápio?
Qual tipo de refeição devo servir em cada horário?
Brunch
Quem vai casar pela manhã ou mais cedo, com certeza não fará um cardápio com pratos mais pesados, não é? O brunch é uma opção que fica entre o café da manhã e o almoço e, por isso, são servidos pratos mais leves e com menos variedade, já que muitos convidados sairão da festa e almoçarão.
Esse tipo de refeição é bem informal e geralmente é servida em salões de festas com área aberta ou com ampla visão do exterior, para dar a impressão de maior contato com a natureza e frescor. Por isso, não há garçons servindo e todos os pratos ficam disponíveis em ilhas e aparadores.
Entre os pratos preferidos estão pãezinhos, frios, tortas doces e salgadas, canapés, bolos e frutas. Para bebidas, nada muito pesado como whisky, prefira bebidas não alcoólicas, refrigerantes, sucos naturais, café, chás e coquetéis leves.
Almoço
Um pouco mais tarde que o brunch, o almoço já é mais formal e exige pratos mais elaborados, mas ainda não é tão formal como um jantar completo e geralmente acontecem das 11h até as 14h.
No almoço, você ainda tem a opção de servir no estilo americano, francês ou franco- americano. Sendo o primeiro mais informal, o segundo muito formal e o último, o mais utilizado nos buffets brasileiros.
Como entrada, em um cardápio para casamento à tarde, prefira saladas, coquetéis de frutos do mar, antepastos, canapés, mini-quiches e massas folhadas. Já para a entrada, saladas com queijos finos, massa com molho e uma carne com ou sem molho. A sobremesa fica por conta de mousses, tortinhas de fruta, bem-casados e bolo de noiva.
Jantar
O mais tradicional, já que os casamentos à noite são os preferidos dos noivos. Por isso, o cardápio do buffet nestes casamentos é mais vasto e diversificado.
O mesmo vale para o cardápio de bebidas e drinks.
Assim como nas outras refeições, é importante ter variedade, principalmente para agradar um número maior de pessoas. Em contraponto, é importante lembrar que exagerar na variedade pode levar ao desperdício e prejuízo.
Recomendamos de três a quatro opções, incluindo uma massa, uma carne, um peixe e um prato vegetariano. Dessa maneira todos poderão se servir e aproveitar todos os sabores dessa linda festa.