Por onde começar?
Um dos primeiros passos para que você comece a planejar sua festa de casamento dos sonhos, é fazer uma planilha com todos os detalhes que você precisa planejar.
Em programas como o Excel, você pode fazer um único documento com várias abas separadas, com os temas, por exemplo: tema, vestidos, buffet e etc.
Além disso, prepare uma pasta no celular, computador ou Pinterest com as inspirações de paleta de cores, decoração de casamento e até mesmo as músicas que você quer que toque em sua entrada e saída na igreja.
Um passo importante é definir o local da festa.
Buffets geralmente possuem parcerias com empresas ou pacotes que facilitam a vida dos noivos, com itens personalizáveis e cerimonial, dessa maneira, todo processo ficará muito mais calmo.
Não esqueça de incluir uma planilha de orçamento com o dinheiro que você tem reservado para seu Grande Dia, assim você não se perde nas contas e sabe exatamente quanto pode investir.
18 ou mais meses antes do casamento
Se vocês ainda estão noivos ou namorando, mas já pensando em juntar as escovas de dente, uma dica preciosa é começar uma poupança ou um investimento de baixo risco com rendimento maior e com prazo para a retirada.
Esse dinheiro servirá para a cerimônia e festa e como não pode ser retirado antes do tempo, não existe a chance de vocês caírem em tentação.
O segundo passo é definir a data do casamento, afinal, a partir dessa decisão é que todo o restante se baseará.
Lembre-se que, quanto mais antecipado, as chances de conseguir a data inicial são maiores, além de poder garantir alguns descontos.
Definida a data, comecem a pensar: como será a festa? A céu aberto? Em um buffet de luxo? De noite ou de dia? Isso tudo deve ser planejado de acordo com o gosto dos noivos e também a estação do ano em que acontecerá.
Neste período também é importante já definir o cerimonial ou assessoria, já que esse tipo de serviço será o seu guia até o seu Grande Dia.
E um dos primeiros passos que será definido entre vocês será o número de convidados, além dos serviços como DJ, fotógrafo e outros fornecedores.