As damas de honra são geralmente crianças que têm algum vínculo com o casal, ou até mesmo a filha dos dois. Seu papel é levar as alianças até o altar, e também levar um pouco de fofura e leveza ao momento. Apesar de muito tradicional, esse é um costume que tem sido revisitado e muitas noivas têm chamado amigas adultas para desempenhar essa função tão importante.
E a função delas, desde o surgimento, sempre foi fundamental no casamento, mesmo realizando atividades diferentes durante a cerimônia.
Para você conhecer um pouco mais sobre como surgiu o papel da dama de honra e também descobrir como fazer a escolha ideal para o seu casamento, continue a leitura deste artigo.
Como surgiu a tradição da dama de honra?
Antigamente, era costume que as irmãs da noiva, independente da idade, entrassem na cerimônia juntas, utilizando o mesmo vestido. Dessa maneira, os maus espíritos não poderiam diferenciar quem era a noiva das damas de honra, assim eles não a fariam mal.
Já na Idade Média, as crianças começaram a realizar esse papel, esperando a noiva na entrada do vilarejo onde seria realizado o casamento e então levando a notícia a todo local. Elas também vestiam suas melhores roupas, pois um casamento era um dos eventos mais importantes que aconteciam na cidade.
Por outro lado, na Inglaterra, no século V o mais comum era que as noivas entrassem com as “Demoiselle D’Honneur” (damas de honra em francês), que eram mulheres da sua idade, que tinham um vínculo forte com ela e que deveriam ser solteiras, para que ao ficarem no altar, pudessem ser vistas por algum pretendente interessado em compromisso.