E é sobre essa última tradição e superstição que falaremos, pois é uma maneira de lembrar de algumas pessoas queridas além de desejar boa sorte nos seus relacionamentos! Mas, apesar de ser muito comum, muita gente não sabe como esse hábito dos nomes na barra do vestido surgiu.
Por isso, para você que está planejando seu casamento e pensa em fazer esse lindo ritual, trouxemos aqui toda a história e algumas maneiras de como escrever o nome das amigas na barra do vestido de noiva de uma maneira especial para você.
Veja só!
Como surgiu a tradição dos nomes na barra do vestido?
Muitos casais realizam certos rituais em seu casamento como uma maneira de ter uma experiência completa desta linda cerimônia. Independente se estão se casando no religioso ou apenas no civil, sempre há alguma tradição que fazem questão de inserir.
Porém, é comum ouvir que muitos não sabem como ou o porquê essas tradições surgiram, chegaram até aqui em nosso país e quais foram as mudanças que ocorreram desde o momento em que elas surgiram.
Escrever o nome das amigas na barra do vestido é uma forma simbólica de desejar às amigas solteiras a mesma sorte que você vai ter ao se casar, seja arrumando um bom namorado ou até mesmo para dar uma forcinha àquele casal que está junto há muito tempo!
E como esse costume vem de longa data, a sua origem é um pouco incerta: alguns dizem que nasceu na Europa e foi adaptada da tradição antiga na qual as amigas solteiras levavam um pedaço do vestido da noiva para terem boa sorte no casamento.
Por outro lado, existe uma teoria que o início do ritual de colocar os nomes na barra do vestido surgiu na Turquia, porém no início era bem diferente do que conhecemos hoje: as noivas utilizavam sapatos brancos com os nomes das amigas solteiras em sua sola. Ao final da festa, a que estivesse com o nome legível será a próxima a se casar.
Aqui no Brasil essa tradição se consolidou com os nomes das amigas costurados na barra do vestido, colados ou simplesmente presos. Afinal, muitas noivas precisam ou querem manter o vestido de casamento intacto por vários motivos.