Antes de mais nada, tenha em mente que, quanto maior o seu sonho de casamento, maior será o orçamento e mais detalhado será o planejamento financeiro, que inclui não somente a cerimônia e festa, mas também os eventos pré-casamento, noite de núpcias, viagens de lua de mel e primeiros passos para montar a futura residência.
Ou seja, é um processo bem minucioso e até mesmo demorado. Mas que pode ser facilitado com as dicas corretas! Por isso, preparamos esse passo a passo para que seu planejamento financeiro seja eficiente e descomplique a sua vida!
Os primeiros passos de um planejamento financeiro
Não é possível fazer uma festa de casamento de um dia para o outro, afinal, mesmo que seja uma comemoração para poucas pessoas e até mesmo em casa, é necessário investir em alguns itens.
Além disso, com um planejamento financeiro, você e seu par evitam se esquecer das dívidas que precisam ser pagas, gerando, às vezes, um grande desconforto entre o casal. Afinal, quem é que quer começar a vida a dois dessa maneira?
Por isso, planejar cada passo é importante!
1. O planejamento financeiro deve ser feito em conjunto!
Antes de abrir uma poupança ou aplicar o dinheiro em algum fundo de investimento, é importante que o casal se reúna e decida quanto deverá depositar por mês e como fazer a contenção de gastos. Sim, muitas vezes é necessário apertar os cintos por algum tempo para que o sonho saia do papel.
Sugerimos poupar aproximadamente 20% dos rendimentos mensais de cada um, pois é uma maneira justa dos dois terem seu sonho realizado. Além disso, pagando em dinheiro é possível que vocês consigam descontos significativos ao fechar o serviço.
Por último, antes de começarem a juntar dinheiro para o casamento, finalize todas as dívidas anteriores. Assim vocês verão que essa tarefa será muito mais fácil.