O serviço franco-americano é um dos tipos mais comuns no Brasil, e é o que mais dá autonomia para o convidado. Contudo, não é o mais sofisticado.
Além disso, ele atende um número maior de pessoas, como em festas de 15 anos e também casamentos. Por ser mais dinâmico, é bastante indicado para eventos informais.
É também um dos serviços com menor custo envolvido, devido à menor contratação de equipe para servir e da cozinha, a qual não precisa preparar a apresentação do prato antes de servi-lo.
Devido a isso, é muito importante ao fechar contrato com o local da festa, ter o número exato ou mais aproximado possível de convidados, para que a festa aconteça da melhor forma possível.
Outro ponto que deve ser levado em consideração ao escolher o serviço franco- americano é a inevitável formação de filas.
Para evitar, alguns locais possuem mais de uma ilha, e também uma equipe que coordene todos os convidados. A garantia de um serviço executado com perfeição se faz pela existência de uma equipe de produção especialista no local.
Convidados mais idosos, crianças e pessoas com mobilidade reduzida podem se sentir um pouco prejudicados em um buffet franco-americano.
Já que dependerão de alguém para auxiliá-los ou para buscar o prato.
Nesse caso, é válido pensar nas pessoas idosas e com deficiência física nos eventos, realizando se possível um serviço misto, à inglesa para esses, e franco-americano aos demais.
À inglesa
O que é?
O serviço de buffet à moda inglesa é bem formal e apreciado por convidados e anfitriões mais exigentes, devido a relação com a etiqueta formal à mesa: com talheres específicos, pratos em porções fracionadas e decoradas, e o melhor: sem levantar da mesa.
Devido a essa formalidade, os pratos são sempre servidos pelo lado esquerdo do convidado.
Além disso, o serviço à inglesa pode ser em duas modalidades: direto, quando os garçons levam os pratos já prontos da cozinha.
E o indireto, no qual o garçom leva um carrinho com as comidas e as prepara na frente dos convidados, o que é muito utilizado em pratos flambados.
É possível também que o garçom leve os pratos e sirva o convidado na hora, na quantidade desejada.
Se o anfitrião desejar ele pode optar por um serviço à italiana, com dois tipos de pratos principais. A nossa dica é: aposte em pratos coringas!
Ou seja, em pratos que agradem os dois públicos, como um prato com carne e outro vegetariano.
É um dos tipos de serviços de alimentação que indicamos em eventos corporativos de confraternização, comemoração de bodas de casamento e festas com menor número de pessoas, até 350 no máximo.