Esses rituais simbolizam o crescimento e o amadurecimento da aniversariante, que a partir daquele momento deixa de ser menina para se tornar mulher, ter mais responsabilidades e tomar melhores decisões.
Por isso, é comum ver que pais e familiares sintam extremamente emocionados, pois acompanharam toda a vida da aniversariante e agora presenciam essa grande transformação!
A entrega da joia ou a troca da boneca (menos comum hoje em dia), é um desses rituais que deixam essa simbologia da passagem bem claro, mais até que a famosa valsa!
Se você quer saber do porquê e como prepará-la, continue a leitura e conheça mais sobre essa linda cerimônia!
Origem e significado da troca da boneca/ joia
Apesar de não ser um ritual tão antigo como a tradicional valsa, a troca da boneca ou a entrega da joia ficou bastante comum em festas a partir dos anos de 1980, até os dias de hoje.
A boneca é um brinquedo tipicamente feminino e que as maiorias das meninas tiveram em sua infância. Muitas até guardam as suas favoritas como uma recordação.
Por outro lado, a festa de debutante simboliza a passagem da menina para uma jovem adulta. Por isso, ao levar a boneca para ser trocada na festa, mostra que a garota está pronta para deixar a infância para trás e começar um novo momento na vida.
Mesmo que, tradicionalmente, a troca da boneca aconteça em aniversários de 15 anos, as festas de 16 anos – ou Sweet sixteen – têm ficado muito comuns no país todo, mesclando rituais comuns nos Estados Unidos e Canadá com os nossos.
Por isso, caso esteja preparando uma festa de Sweet Sixteen, você pode conversar com o seu cerimonialista ou assessor para incluir esse momento único e inesquecível em sua festa, ou inová-lo com o momento da entrega da joia!